Insetos e roedores Como lidar com visitantes indesejados
BARATAS – doenças que elas podem transmitir e os danos que podem causar
8 de agosto de 2018
Você quer vender mais rápido e com melhor preço?
21 de setembro de 2018

A escolha do terreno ideal para construir sua casa

Construir uma casa é a realização de um sonho para muitas pessoas. Quando optamos em construir nossa morada o inicio deste sonho só se tornará realidade com a escolha do terreno ideal, e a busca pelo terreno ideal necessariamente você deverá levar em conta as necessidades suas e de sua família nunca se baseando em receitas e regras já difundidas pelo mercado ou pela maioria da população. Sua escolha vai influenciar diretamente nas dimensões do terreno, na topografia do terreno, localização dentro do loteamento, entre outras características.

Se você pretende comprar o terreno para construir, é necessário analisar todos os pontos positivos e negativos dos terrenos disponíveis, e decidir qual será a melhor escolha requer muita atenção e cuidados, evitando, assim, gastos extras e dores de cabeça futuras e principalmente o arrependimento.

Contando com uma ótima equipe de corretores imóveis a Duo Imóveis esta preparada para buscar o seu imóvel ideal e aconselha que o ideal é também contar com a assessoria de um arquiteto nesse momento, com a união de esforços desses 02 profissionais você conseguira o imóvel ideal sem muita surpresa.

Novamente a Duo Imóveis convida para falar sobre o assunto a arquiteta Luciane Melotto (https://www.facebook.com/ArqdesignLucianeMelotto), excelente e gabaritada profissional do ramo de arquitetura e interiores que apresentara abaixo algumas dicas essenciais para aquisição dos terrenos:

 

PENSAR NO PROJETO DA CASA:

O primeiro passo na escolha do terreno é avaliar a necessidade de sua família. Para isto, é necessário definir o bairro de preferencia, o tamanho do terreno e da construção, a quantidade de dormitórios, entre outras particularidades da casa como optar em construir uma área de lazer, um espaço gourmet, ter ou não piscina ou jardim.

Outro fator que deve ser levado em conta é a iluminação do terreno, se tem uma boa ventilação natural, etc.

 

LOCALIZAÇÃO

Verificar as facilidades de acesso ao imóvel, o viário, a mobilidade para a chegada e saída do imóvel, : transporte, lazer, supermercados, escolas e farmácias.

Além disto, checar o entorno e visitar o local em momentos diferentes do dia, assim será possível observar a movimentação, barulho e segurança. Observar também a incidência de luz do sol. Vale observar se há terrenos vazios próximos que podem, eventualmente, diminuir a iluminação natural, no caso de futuramente algum vizinho construir algo que possa ser alto demais ou gerar barulho.

Verificamos as facilidades de acesso ao imóvel, o viário e a mobilidade para a chegada e saída do mesmo, transporte coletivo, facilidades de acesso, os serviços públicos disponíveis, atendimento de saúde e também o tipo de ocupação nas áreas vizinhas.

 

 

TIPO DE SOLO

O ideal é saber se o tipo do solo do terreno que você procura é adequado para sua construção. Se for possível, caso tenham construções próximas, verificar com as mesmas quais tipos de fundação foram utilizadas nas mesmas.

 

TOPOGRAFIA

Mesmo que o imóvel a ser escolhido seja em aclive ou declive, ou seja, a inclinação do terreno não impede a obra, mas está ligada diretamente ao custo da dela. Um projeto bem elaborado aproveitará as características da topografia.

Não podemos deixar de citar que o terreno ideal deve ser plano ou levemente inclinado para não encarecer a construção, e principalmente a velocidade da construção.

Verificar também se o terreno está abaixo do nível da rua, pois isto pode acarretar em possíveis alagamentos, necessitando de drenagem ou aterramento, com isto, encarecendo o custo da obra. O ideal caso possível, visitar o terreno num dia de forte chuva.

 

INFRAESTRUTURA

Verificar se possui asfalto, coleta de lixo, iluminação das ruas, rede de água e esgoto, energia elétrica, gás encanado, telefonia, internet, etc.

 

RECUO OBRIGATÓRIO

Cada município possui uma Lei de Uso e Ocupação de Solo, que determina o recuo que a construção deve ter dos limites do terreno e outras restrições. Porem além da lei municipal também poderão enfrentar algumas restrições impostas pelo próprio loteamento, como metragem mínima de construção, altura limite da obra, ou seja, uma restrição no numero de pavimentos (andares) que serão construídos.

E muito importante termos todas essas informações a mão na hora da escolha do terreno, por isso mais uma vez reforçamos a importância do atendimento por um corretor de imóveis capacitado conforme os que encontramos na Duo Imóvel e um arquiteto (a) gabaritado, e competente como a Luciane Melotto (https://www.facebook.com/ArqdesignLucianeMelotto).

 

DOCUMENTAÇÃO

Verificar se não há nenhuma pendência em relação à documentação do terreno junto ao Cartório de Registro de imóveis responsável.

Realize as medições do terreno e conferir se as informações batem com a documentação.

Estas dicas na hora da escolha de um terreno te ajudarão a ter mais tranquilidade no momento da sua construção.

Além de tudo o que foi falado, é essencial a escolha de profissionais competentes e preparados como os corretores da Duo Imóveis para buscar seu imóvel ideal e a escolha de arquitetos talentosos conforme a arquiteta Luciane Melotto (https://www.facebook.com/ArqdesignLucianeMelotto) que irá desenvolver o projeto dos seus sonhos, buscando a adequação do projeto às necessidades da família e também deverá auxiliará na escolha dos materiais (pisos, revestimentos, iluminação, decoração, paisagismo) com melhor custo X benefício.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.