banner-portaria-fisica
Portaria Física ou Virtual: Qual é a melhor opção para os Condomínios?
10 de julho de 2018
Insetos e roedores Como lidar com visitantes indesejados
BARATAS – doenças que elas podem transmitir e os danos que podem causar
8 de agosto de 2018

Segurança e Organização da Obra

Segurança e Organização da Obra

Como é de conhecimento de todos que os Corretores da Duo Imóveis têm como função principal a aproximação entre clientes interessados em adquirir imóveis os chamados “compradores” e clientes interessados em vender imóveis os chamados “vendedores” e após realização aproximação bem-sucedida a finalização com a venda do imóvel seja ele pronto ou em construção.

São justamente os imóveis em construção que causa uma preocupação enorme em nossos corretores, tendo como principal preocupação a segurança na obra e a organização da mesma.

Segurança e Organização da Obra

Parece difícil imaginar uma obra limpa e organizada, mas os cuidados nesse sentido são essenciais para tornar o trabalho mais produtivo, reduzindo iminentemente o risco de acidentes para quem acessa a obra, podendo ser tanto arquitetos e engenheiros, equipe de execução da obra ou até mesmo o proprietário da mesma.

Para falar sobre o assunto de segurança e limpeza da obra, convidamos a arquiteta Luciane Melotto (https://www.facebook.com/ArqdesignLucianeMelotto) , excelente e gabaritada profissional do ramo de arquitetura e interiores.

luciana

Que apresentara abaixo dicas de como tornar o ambiente de trabalho mais seguro e organizado:

 

ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA

Um ponto a ser mencionado pela arquiteta Luciane Melotto (https://www.facebook.com/ArqdesignLucianeMelotto) para se evitar acidentes na construção é a limpeza e organização do canteiro de obra. Um ambiente desorganizado é um convite para ocorrer acidentes.

Normalmente, a maioria dos pedreiros e serventes tem por hábito manter o ambiente bagunçado e desorganizado. Por isto, tem que se cobrar deles para se manter organizado e mais limpo possível. Não é uma tarefa difícil, só requer disciplina e força de vontade.

ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA

 

CONDIÇÃO DAS FERRAMENTAS

Antes de iniciar o turno de trabalho é necessário avaliar as condições das ferramentas. No caso das mesmas estarem defeituosas, não utilizá-las em hipótese alguma até que seja realizado o reparo ou a substituição. Ferramentas defeituosas podem causas grandes estragos como cortes, quebras, etc.

CONDIÇÃO DAS FERRAMENTAS

 

CRIE UMA FERRAMENTARIA NO CANTEIRO DE OBRA

Luciane Melotto (https://www.facebook.com/ArqdesignLucianeMelotto) relata que é muito comum encontrar, em carteiros de obra, ferramentas espalhadas e jogadas em qualquer lugar. Além de deixar o ambiente desorganizado, atrapalha a produtividade, fazendo com que as ferramentas não sejam encontradas quando necessário e que as pessoas se acidentem.

Isto pode ser evitado com a criação de uma ferramentaria na obra. Desta forma, as ferramentas ficarão guardadas e organizadas, sendo solicitadas apenas quando necessário, com isto evitando problemas e mantendo o canteiro organizado

CRIE UMA FERRAMENTARIA NO CANTEIRO DE OBRA

 

MANTENHA COM OS PEDREIROS SOMENTES AS FERRAMENTAS EM USO

Todas as ferramentas que estiverem com os pedreiros e serventes devem estar em uso. As que não estiverem sendo utilizadas, devem ser devolvidas à ferramentaria para garantir a organização do canteiro e deixa-las disponíveis para outros funcionários.

MANTENHA COM OS PEDREIROS SOMENTES AS FERRAMENTAS EM USO

 

REDE ELÉTRICA

Não se devem realizar “gambiarras” na rede elétrica, principalmente para o uso de máquinas e equipamentos. Neste caso, a fiação precisa ter proteção (recapagem), para evitar descargas elétricas e acidentes.

REDE ELÉTRICA

 

USO DE EPI´s

Os corretores da Duo Imóveis foram orientados pela Luciane Melotto (https://www.facebook.com/ArqdesignLucianeMelotto) que toda as pessoa que acessarem uma obra devem seguir as normas de segurança inclusive os clientes compradores: utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI’s), tais como sapatos fechados (de preferência sapatos de segurança com bico de ferro), capacete, óculos de segurança; evitar passar embaixo de andaimes e escadas. No caso da equipe de execução da obra, é necessário além dos itens de segurança citados acima, deve-se utilizar também protetores auriculares (modelo “concha” ou silicone), luvas, e para atividades mais específicas máscara e cinto de segurança (para trabalho em altura).

USO DE EPI´s

 

EVITAR BRINCADEIRAS NO LOCAL DE TRABALHO

Evitar importunar os colegas de trabalho com brincadeiras, apelidos, etc. Ninguém conhece a outra pessoa tão bem assim.

Pode acontecer de seu colega de trabalho ter passado uma noite ruim, brigado com a esposa, estar enfrentando problemas financeiros e tantos outros dos dias atuais. Neste caso, uma simples brincadeira pode acabar em brigas ou até coisa pior.

Várias pessoas já morreram assim, em brigas fúteis.

 

 NÃO PERMITIR O USO DE CELULAR

Umas das grandes causas de acidentes nos canteiros de obra é a distração. Por isto, durante o trabalho, não é recomendado o uso de celular.

Arquiteta Luciane Melotto (https://www.facebook.com/ArqdesignLucianeMelotto) ressalta também outro ponto importante como de se evitar o desperdício de materiais, com a contratação de profissionais experientes e competentes para tocar a obra será possível obter uma redução significativa no custo final da obra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.