Bairros de Piracicaba – São Dimas
25 de outubro de 2017
Bairros de Piracicaba – Vila Independência
10 de julho de 2018

Bairros de Piracicaba – Alto

O Bairro Alto, possui características próprias que o fazem ser um dos mais cobiçados da cidade de Piracicaba, abrangendo localização e fácil acesso, O Bairro Alto é uma excelente opção para você que está procurando um imóvel.

 

História do Bairro

Durante o período de expansão de Piracicaba, o bairro Alto foi o primeiro a se formar logo após o Centro. Durante o tempo que antecedeu seu “nascimento”, os bairros tiveram o córrego Itapeva com divisor das duas áreas principais. Hoje, o pequeno afluente está canalizado sob a Avenida Armando Salles de Oliveira.

Resultado de imagem para córrego itapeva piracicaba

Canalização do córrego Itapeva, que se encontra hoje abaixo da Av. Armando Salles de Oliveira

Através do foreiro Joaquim Manoel Nunes Bispo, o local também teve seu início na área cortada pela Rua do Picadão – atual Rua Moraes Barros – e configurou-se como ponto estratégico, pois pelo Picadão passavam viajantes e tropeiros vindos de Itu com sentido ao estado do Mato Grosso. Os primeiros locais ocupados além da faixa da Rua Moraes Barros foram as áreas onde se encontram o Colégio Salesiano Dom Bosco e o SENAI. Posteriormente, foram loteadas chácaras que se integraram ao bairro, como a Laport e a da família Morato.

Imagem relacionada

 

O bairro Alto passou por diversas modernizações desde a implantação da primeira linha de ônibus circular, em 1934, do primeiro supermercado da franquia Jumbo Eletro na região, construído na década de 1970, onde hoje se encontra o Pão de Açúcar. Antigamente no bairro tínhamos pequenas indústrias como a oficina do João Bottene, a indústria dos Arbex, e posteriormente tivemos a instalação da grandiosa Indústria Mausa. O bairro Alto sempre se destacou pelo comércio dinâmico representado a época pelos Doces Martini, fundada nos anos 1930, pela Padaria Bom Jesus (antiga Monteiro), o Macarrão Aurora, a Bolacha Júpiter, o supermercado Munhoz, entre outros.

Na foto, a Oficina Bottene & Filhos, em Piracicaba (clique para ampliar)

Na foto, trabalhadores da Oficina Bottene & Filhos, em Piracicaba, na construção da “Dona Joaninha”, a locomotiva de Guarulhos 

Com o aumento da ocupação começou a formação de vários times de futebol como o Palmeirinha, o Independência Futebol Clube,  e hoje em dia o bairro alto abriga o clube Esporte Clube XV de Novembro e sua casa, o estádio Barão de Serra Negra.

Resultado de imagem para barão de serra negra

Foi também no bairro Alto que surgiu o primeiro cordão de carnaval da cidade, através do Clube Flor de Maio, a tradição do carnaval de rua se mantém nos dias de hoje através do bloco da Sapucaia

Resultado de imagem para sapucaia piracicaba

inclusive, o nome que dá origem ao bloco é de uma árvore, a Sapucaia, que foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade em 2004 e dá um charme a mais ao bairro.

Resultado de imagem para sapucaia piracicaba

 

Limites

A Lei Municipal Complementar nº 165, de 27 de Setembro de 2004, alterou os limites do Bairro Alto, que passou a ser um bairro ainda maior, pois incorporou o Bairro dos Alemães, hoje denominado de “loteamento”, a partir desta lei, os 2 bairros (Alto e Centro) estão separados por uma única linha formada pela Rua Santa Cruz (partindo da Avenida Dr. Paulo de Moraes) e segue pela Avenida Carlos Botelho, esta última terminando ao se encontrar com a Avenida Centenário, em frente ao campus ESALQ da USP.

11

 

 

Comércio e Serviços

Atualmente o bairro Alto exibe um padrão de vida e moradia dos mais cobiçados devido ao fácil acesso ao Terminal Central de Integração, Rodoviária Intermunicipal, Teatro Municipal, Escola de Música Maestro Ernest Mahle, Senac, Sociedade Treze de Maio, Sociedade Espanhola, entre muitos comércios e serviços, principalmente os que estão localizados no Centro e na Avenida Independência como Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Delegacia da Receita Federal, unidades das principais redes bancárias, pizzarias, lanchonetes, docerias, casas de intercâmbio, escolas de idiomas, estúdios de beleza e estética, além da Santa Casa de Piracicaba, hospital voltado a diversas especialidades médicas para convênios e SUS (Sistema Único de Saúde).

bairroalto

 

 

Mobilidade

Vale ressaltar que a Avenida Independência é também a principal via de ligação do bairro Alto à outras conveniências e localidades, como os bairros Cidade Jardim, Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Vila Monteiro e São Judas. Outra via de conexão entre o bairro Alto e os demais é a Avenida Armando Salles de Oliveira, uma das melhores da cidade com um ótimo fluxo rápido nas vias.

ind

Listaremos aqui algumas das ruas que cortam o bairro Alto e estão entre as mais conhecidas de Piracicaba: Avenida Armando de Salles de Oliveira, Rua José Pinto de Almeida, Rua Santa Cruz, Rua São João, Rua Bom Jesus, Rua Alfredo Guedes, Rua Bernardino de Campos, Rua Visconde do Rio Branco, Rua Manoel Ferraz de Arruda Campos, Rua Silva Jardim, Rua Aquilino Pacheco, Rua Regente Feijó, Rua Voluntários de Piracicaba, Rua 13 de Maio, Rua Prudente de Moraes, Rua São José, Rua Moraes Barros, Rua XV de Novembro e Rua Rangel Pestana.

Desta forma, se deslocar para outros bairros ou centros comerciais se torna fácil, seja através do sistema de transporte público ou por outros meios.

 

Moradia

Os corretores da Duo Imóveis ressaltam que mesmo com o crescimento da cidade, uma parte da população continua querendo morar próximo do centro, e os motivos principais são a infraestrutura e a ampla oferta de serviços e comércio do bairro.

Com a escassez de terrenos, o bairro Alto possui uma grande concentração de edifícios. Hoje são mais de 40 empreendimentos. Alguns mais antigos e outros mais novos, e estes apresentam uma arquitetura moderna e inovadora e atraem pela alta procura e valor agregado.

O bairro conta com apartamentos espaçosos (maiores que 140 m² de área útil) como o Ed. Residencial Monet, Ed. Cap Ferrat, Ed. Com. Antonio Romano, Ed. Dom Pedro, Ed. Marajó, Ed. Monteiro Lobato, Ed. Morro Grande, Ed. Ouro Preto, Ed. San Marino, Ed. San Victor, Ed. Solar de Athenas ou apartamentos de 01 dormitório com até 50 m² de área útil como Ed. Bristol, Ed. Petinelli, Ed. Piazza Di Genova ou Ed. Santiago. Não importa o tamanho de sua moradia, mas o conforto e praticidade que o bairro Alto pode oferecer.

Resultado de imagem para prédios piracicaba

 

Investimento

Comprar um imóvel no bairro Alto significa investimento seguro. Além de ser um bairro tradicional, ele conta ainda com diversas opções de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. Desta forma, é possível adquirir ou alugar um imóvel para investir, residir ou trabalhar e são várias as opções em oferta.

No site da Duo Imóveis, estão disponíveis buscas por imóveis residenciais e comerciais para locação ou compra nesta região. Os corretores da Duo Imóveis estão preparados para orientá-lo e da melhor forma e preço possível, ajuda-lo em mais esta conquista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.