Bairros de Piracicaba – Vila Independência
10 de julho de 2018
Segurança e Organização da Obra
Segurança e Organização da Obra
8 de agosto de 2018

Portaria Física ou Virtual: Qual é a melhor opção para os Condomínios?

banner-portaria-fisica

Hoje a presença de câmeras, cercas elétricas, sistema de alarmes, vigilantes, rondas, entre outros, recursos de segurança deixou de ser um artigo de luxo nos Condomínios, independente de estarem localizados nas grandes cidades ou nas de porte menor. É imprescindível aumentar o nível de segurança e dar mais comodidade aos moradores, pois este item passou a ser essencial na hora de escolher um imóvel inserido em Condomínio.

E dentro desta situação da escolha, passamos a um novo dilema na hora de decidir qual o melhor formato de portaria para o Condomínio: a Portaria Física ou a Portaria Virtual?

Temos que avaliar os prós e contras de cada opção. Das alternativas encontradas conseguimos extrair algumas características que podem pesar na hora da escolha. Por isso vamos falar de duas das opções que hoje são as mais procuradas.

 

PORTARIA FÍSICA

Esta opção ainda é a mais utilizada pelos condomínios, tendo como característica principal a presença do porteiro que ajuda na segurança, pois funciona como um elemento inibidor. Na Portaria Física o monitoramento e controle de acesso acontecem in loco. Geralmente, o profissional fica numa guarita interna, próximo ao portão de entrada. Deste local ele realiza o contato direto com os visitantes ou moradores, cumpre a função de liberar a entrada de pessoas no Condomínio, realizando o controle de acesso, controle nos portões e também verificando possíveis ameaças ao redor. Além disso, o porteiro controla o recebimento de entregas e correspondências ou deve solicitar reenvio de entregas de grande porte quando o condômino estiver ausente; acender e apagar as luzes das partes comuns do edifício, de acordo com a necessidade, entre outros.

Com o aumento do custo mensal rateado entre os moradores do Condomínio e a necessidade da continuidade da vigilância 24 horas por dia, a solução encontrada passou a ser a substituição dos porteiros contratados com vinculo empregatício via CLT com o Condomínio pela contratação de empresas terceirizadas prestadoras de serviços de portaria física. Nesta situação diminui muito os encargos mensais.

Independente da origem empregatícia do porteiro, para que o serviço funcione adequadamente, ele deve seguir normas preestabelecidas e ter uma conduta responsável. Em caso de anormalidades, é do porteiro a responsabilidade de avisar os moradores.

Os corretores da Duo Imóveis alertam que no caso da terceirização da portaria, alguns cuidados são necessários: o ideal é solicitar documentos que atestem as condições financeiras e a situação legal em que se encontra a empresa e buscar referências de outros clientes que já utilizam o serviço.

 

PORTARIA VIRTUAL

A Portaria Virtual ou portaria remota tem como princípio o controle à distância. Permite que um controlador ou agentes treinados, a partir de uma central, possam controlar e monitorar à distância através de câmeras instaladas nos portões do condomínio toda a movimentação do prédio.

Além de acompanharem toda movimentação, confirmam e, se for o caso, liberam a entrada ou saída de visitantes e moradores ao Condomínio. No caso de visitantes serão liberados desde que com a prévia autorização do morador.

Em alguns modelos de portaria virtual, o visitante é fotografado quando aciona o interfone ficando assim registrado todas as pessoas “estranhas” ao Condomínio. Já quando uma entrega chega, a empresa aciona o interfone para comunicar ao morador.

Existem hoje diversas empresas especializadas na “Portaria Virtual” e com isso quem ganha são os moradores, que podem escolher qual a empresa que oferece mais opções de segurança, desde um simples botão do pânico até a opção de instalação de um sistema dentro dos próprios apartamentos ou casas para que o morador possa acompanhar a movimentação e confirmar a identidade do visitante.

Caso esteja em alguma situação de ameaça, o morador pode acionar a empresa que, em caso de necessidade, chamará a polícia para tratar da ocorrência, pois a maioria das empresas de “Portaria Virtual” não oferecem equipes de segurança que deslocam até o prédio ou até o condomínio. Essas empresas automaticamente acionam a polícia.

Os corretores da Duo Imóveis alertam que este modelo de portaria veio para resolver o problema dos Condomínios pequenos, pois o serviço, via de regra, custa menos do que a portaria física mantendo o mesmo nível de vigilância.  Também relatam que tem sentido que muitos condomínios independentes do tamanho têm preferido os serviços de portaria virtual porque, além de serem práticos, também podem ser uma boa fonte de economia, afinal de contas, com este sistema diminuirão os gastos com funcionários.

 

DICA FINAL

Embora a “Portaria Física” seja ainda a mais utilizada e o modelo mais tradicional encontrado nos condomínios, a “Portaria Virtual” vem ganhando espaço nos novos condomínios e causando uma grande migração dos condomínios mais antigos para este novo modelo.

A rápida evolução da tecnologia tem contribuído em muito para o aumento da Portaria Virtual, porém isso não significa que outros tipos de controle de portaria sumiram do mercado;

A implantação de um sistema de portaria deve seguir as diretrizes do Plano de Segurança do Condomínio. Documento que define as necessidades do Condomínio para garantir a proteção total dos moradores.

Os corretores da Duo Imóvel deixam aqui o alerta que o mais importante de tudo para o bom funcionamento da portaria não importando qual seja ou “Física” ou “Virtual” é o comprometimento dos moradores em seguir adequadamente os procedimentos sendo essa a única forma de garantir um ganho no nível de segurança do Condomínio. Afinal, segurança é dever e responsabilidade de todos.

Dessa forma, é possível concluir que tanto a portaria virtual quanto a física podem ser extremamente eficazes – o mais importante, então, é contratar uma empresa fornecedora de confiança e o comprometimento dos condôminos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.